Minha lista de blogs

domingo, 6 de abril de 2014

06-04-2014: MISSA DÂMASO-GREGORIANA na IGREJA de SÃO BERNARDO (Fortaleza-CE)


Às 15:00 h do dia 06 de abril de 2014, na Igreja de São Bernardo, sito a rua Senador Pompeu, 1206 - Centro, Fortaleza/CE, esquina com rua Pedro Pereira, foi celebrada uma Missa na Forma do Rito Dâmaso-Gregoriana ou na Forma Extraordinária do Rito Romano, em Latim e com Cantus Gregiorianus e de acordo com o Missale Romanum (1962 - última revisão - Papa João XXIII), conforme AUTORIZAÇÃO do VATICANO posta na CARTA APOSTÓLICA de SS. PAPA EMÉRITO BENTO XVI - MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM (2007).



CELEBRANTE: D. Adalberto, Bispo Emérito de Fortaleza, OFMcap.

HISTÓRIA - GREJA de SÃO BERNARDO

Conforme os historiadores cearenses, foi construída em 1854 pelo “Tenente Bernardo José de Melo” em honra de N. Sa. do Bom Parto e era originalmente de taipa. Embora a dedicação do título original e predominante devoção a Santa Mãe de Deus, o povo só a chamava de Igreja do Senhor ou do Seu Bernardo, com o tempo o nome mudou definitivamente para São Bernardo. Então, seu fundador fez-a rebatizar com o nome deste santo, e encomendou uma imagem sacra sua da Espanha. Diz a história que as noivas ricas doavam seus vestidos de casamento para vestir a antiga e original imagem de N. Sa. do Bom Parto, e as noivas pobres ou escravas os tomavam emprestados aos seus casórios. “Monsenhor José Alves Quinderé” foi Reitor por 40 anos e acrescentou a sacristia ao projeto original. “Monsenhor André Camurça” reformou-a por ocasião da festividade de seu centenário em 1954.

INTENÇÕES DOS FIÉIS à SANTA MISSA

Na ocasião da Missa foram pedidas graças por intercessão de Nossa Senhora do Bom Parto e de São Bernardo ao próprio “Tenente Bernardo José de Melo” e por todos os seus familiares, bem como às almas dos Monsenhores Quinderé e Camurça, grandes benfeitores desta Igreja. 
Foram ainda solicitadas graças aos Santos Papas Francisco e o Emérito Bento XVI, ao Bispo Emérito de Fortaleza - Dom Adalberto OFMcap (celebrante), e aos padres Samuel Brandão Osc. e João Paulo Com-Shalom. 
A todos os fiéis que estavam presentem e às suas respectivas famílias, bem como a todos os benfeitores que possibilitam as celebrações das Santas Missas na Forma Extraordinária do Rito Romano ou Rito Dâmaso-Gregoriano em Fortaleza, no Brasil e no Mundo. 
Finalizou a lista de INTENTONIS ex FIDELIS solicitando graças e bençãos abundantes de Deus, e proteção de Nossa Senhora, aos sacerdotes que estão se disponibilizando e se preparando para as celebrações deste rito em Fortaleza-CE.


AGRADECIMENTOS

Ao Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Comunidade SHALOM, e a toda a sua equipe técnico-litúrgica de apoio que disponibilizou a Igreja de São Bernardo, sua estrutura e infraestrutura em prol da devida celebração desta Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano ou Dâmaso-Gregoriana 

FOTOS da SANTA MISSA

 


 

 
 
 
   

 
 
 
 
  
 

  
 
  

  
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Gostei de ver!
    Se Deus quiser vai aumentar ainda mais o número de fiéis.

    ps.: Que altar bonito!

    ResponderExcluir