Minha lista de blogs

sábado, 14 de outubro de 2017

CATÓLICOS NÃO ADORAM IMAGENS !!!


Observemos o Texto de Exôdo 20, na sua íntegra (Bíblia Católica e original dos primeiros cirstãos).

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. NÃO TERÁS OUTROS dEUSES diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem do que há nas águas debaixo da terra. Não adorarás tais coisas, nem lhes prestarás culto" (Ex 20,2-5).

Portanto já fica claro que a Proibição NO CONTEXTO, para fabricação de Imagens era de Imagem de deuses.

Qual o objetivo deste mandamento ?

Impedir que os judeus achassem que existem vários deuses. O Deus único, naquele tempo, não tinha ainda corpo. Nosso Senhor ainda não Se havia encarnado no seio da Virgem Maria.

Era, portanto, impossível representá-lo, sob qualquer forma que fosse. Ele não tinha forma.

Os pagãos adoravam milhares de deuses diferentes: Estes ídolos, estes demônios, eram por eles representados em estátuas.

Deus, porém, não tinha um corpo que pudesse ser representado. Ele estava educando o Povo Eleito para que eles não colocassem o culto a Deus em pé de igualdade com cultos a ídolos.

Ele estava mostrando que Deus é único, Criador dos Céus e da Terra, não uma "entidade" a competir com os exus e orixás das idolatrias da época.

O problema, portanto, não era a confecção de imagens, mas a adoração de falsos deuses, o colocar falsos deuses como se fossem deuses de verdade.
O próprio Senhor Deus mandou que fossem feitas várias imagens porque a imagem tem uma função comunicativa, ou seja: é sempre usada para comunicar algo muito importante, é uma estratégia para comunicar-se bem

Esta estratégia é tão eficaz que foi usada pelo próprio DEUS.

Exatamente. o próprio DEUS mandou fazer imagem.

Vamos analisar pelo menos 4 passagens da sua Bíblia mutilada:

Vamos abrir em Nm 21, 4-9.

DEUS libertou o povo Hebreu do Egito através de Moisés e Araão. mandou várias pragas contra os egípcios. De repente, no deserto, o povo começou a murmurar contra DEUS, depois de tudo o que o Senhor fez por ele.

Conclusão:
DEUS mandou uma praga contra os israelitas. A praga das serpentes. Muita gente do povo começou a ser picada por serpentes e morrer. O povo, com medo, converteu-se e foi implorar para Moisés que intercedesse por ele.

DEUS deu uma ordem:

Nm 21, 8 : "faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, com fé, será salvo”

Você não acha esquisito? uma hora Deus proíbe imagem. Outra hora, ele manda fazer uma.

Conseguem enxergar que Deus fez questão de se servir de uma imagem para curar seu povo?

Quando, porém, os israelitas começaram a confundir as coisas e achar que a serpente de bronze era um deusinho a ser adorado, o rei Ezequias mandou derrubá-la para acabar com aquela pouca-vergonha (2 Rs 18,4).

A 2º Passagem está em Ex 25, 10-22

Observe, que: Em Ex 20, 3-6, DEUS PROÍBE FAZER ÍDOLOS.

Já em Ex 25, 10-22 DEUS MANDA FAZER DUAS IMAGENS DE QUERUBINS.

Não seria esquisito um livro proibir fazer imagem e cinco capítulos depois mandar fazer duas?

Em Ex 25, 18 DEUS fala com Moisés :

“Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa...."

Se vc continuar a leitura até o versículo 22, vai ver que DEUS dá as coordenadas de como deveriam ser os querubins.

Uma coisa importante no versículo 22:

" Ali virei ter contigo e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas."



Engraçado!!!

Por que DEUS disse que falaria com os israelitas do meio das imagens dos querubins?

Será que Deus realmente é contra imagem?

Se não fosse importante, será que teria mandado fazer de ouro batido?

Não desista ainda.

Vamos analisar. a 3º passagem da Bíblia

Você sabe que quem construiu o TEMPLO do senhor foi Salomão, ele fez dois querubins gigantes para o interior do Santo dos santos. Este era o local mais sagrado do Templo.

A passagem fala das duas imagens, que também foram revestidas de ouro, inclusive dá até pormenores sobre elas.

Por que será que Deus permitiu a Salomão fazer duas imagens de querubins gigantes (10 côvados = 5 metros, mais ou menos um prédio de dois andares) e colocá-las no lugar mais sagrado do Templo, de onde Ele próprio falava com os israelitas?

Vamos para a 4º passagem?

Ela está neste mesmo livro. Dê uma olhadinha em 1Rs 7, 23-26.

Salomão pede para Hirão (um amigo que faz trabalho em bronze) construir, dentro do templo, 12 bois. Era necessário construir um tanque para purificar as mãos e os pés antes de entrar no lugar sagrado, senão poderia até morrer (conforme Ex 30, 17-21) Hirão construiu um, que parecia uma piscina (mar de bronze).

Em cada lado, construiu 3 imagens de boi. São 4 lados, portanto, 12 imagens.

Entramos então na questão:

Já que o que a Lei dada aos judeus por Deus os proibia de fazer imagens de falsos deuses para adoração, mas Deus não proibia - muito pelo contrário, mandou várias vezes que fossem feitas - imagens de criaturas de Deus para melhor servi-lo.


Haveria por acaso algum problema em fazer imagens das obras-primas de Deus, que são a Santíssima Virgem Maria e os outros Santos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário